BMA (Bone Marrow Aspirate - Aspirado de Medula Óssea)
O BMA (Aspirado de Medula Óssea) é um procedimento médico que consiste na coleta de uma amostra de células-tronco e outros componentes da medula óssea, localizada no interior dos ossos. Essas células são fundamentais para a formação de sangue e desempenham um papel vital na regeneração de tecidos do corpo.
Tem vasta aplicabilidade na ortopedia em lesões musculoesqueléticas, sem risco de rejeição e, principalmente, capaz de estimular a cicatrização, reparar tecidos danificados e promover a regeneração.
O BMA tem as seguintes funções: anti-inflamatória, analgésica, capacidade imunomoduladora (regula a quantidade de resposta imunológica que seu corpo tem a determinada agressão, exemplo: artrose), capacidade condrogênica (estimula a regeneração de cartilagem. Exemplo: artrose), capacidade osteogênica (estimula a regeneração de osso. Exemplo: na osteonecrose de quadril).
Esse procedimento é realizado através de uma punção no osso, onde é aspirada uma pequena quantidade de medula óssea. A amostra coletada é rica em células-tronco hematopoiéticas, que têm a capacidade de se transformar em diferentes tipos de células sanguíneas, como glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.
Suas aplicações devem ser realizadas guiadas por ultrassonografia musculoesquelética.
Ficou alguma dúvida?
Entre em contato conosco!